No final da I Guerra Mundial, um queijeiro francês chamado Léon Bel tinha muitas sobras de queijo comté, gruyere, e emmental, decidiu então derretê-los para criar um novo tipo de queijo.
Em 1921, Bel viu um caminhão de carne chamado de “Wachkyrie”, depois “Valquírias”, as criaturas da mitologia nórdica que determinam os vencedores na batalha, e pensou que daria um bom nome para o seu queijo. Bem, na verdade um trocadilho do nome: La Vache qui Rit (“A Vaca que Ri”). Bel contratou Benjamim Rabier, que mais tarde se tornou um artista famoso de desenhos animados, para desenhar o logótipo da vaca a rir.
O logo original La Vache qui Rit não se estava a rir, também não era vermelho e não usava os brincos de queijo minúsculos. Bel pediu ao seu impressor Vercasson para fazer as mudanças – mas isso não é tudo o que Vercasson fez, ele também registou o design “Red Cow”. O que fez com que Bel fosse forçado a pagar pelo direito de usar o seu próprio logotipo.
Se olhar atentamente para o brinco da vaca, verá que os brincos são um pacote do queijo de La Vache qui Rit, com uma imagem da vaca vermelha.
Mas porque é que a vaca está a rir? (Na verdade, esse é o lema do queijo) Já que o La Vache qui Rit é vendido em mais de 90 países, com 125 porções do queijo consumidos a cada segundo em todo o mundo – parece que a vaca está rindo a caminho do banco!
Sem comentários:
Enviar um comentário